Estrutura e Programa

O Congresso, aberto à realidade dos diversos Impérios Coloniais contemporâneos (ver conceito), propôs um conjunto de eixos de reflexão. Enquanto “laboratório” do GIEIPC-IP, o Congresso está estruturado em torno de dois momentos.

1. Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial: perspectivas teóricas e de investigação 

2. Encontro Bibliotecas, Arquivos e Investigadores: Um debate internacional 

A Organização tomou, ainda, a iniciativa de dois eventos, acolhe a sessão de lançamento de dois livros e a apresentação de um livro a ser brevemente publicado.

 Exposição virtual comum

Mesa-Redonda “Memórias do Jornalismo (anti)colonial”

Lançamento dos livros:

Ana Vaz Milheiro. “Arquitecturas Coloniais Africanas no fim do “Império Português”. Relógio d’Água, 2017 

Daniel Pires, Dicionário cronológico da imprensa periódica de Macau. Instituto Cultural de Macau, 2016

Apresentação do livro:

José Luís Garcia (ICS-UL), Chandrika Kaul (St. Andrews University), Filipa Subtil (ESCS-IPL), Alexandra Santos (Universidade Europeia|Laureate University (editors). Media and the Portuguese Empire in the Nineteenth and the Twentieth Centuries. Palgrave Macmillan, (2017, forthcoming)

Esta estrutura e iniciativas associadas endereçam as preocupações académicas e formas de acção que o GIEIPC-IP visa estimular: a) sublinhar o lugar da imprensa periódica na constituição do “mundo colonial” que liga os diversos espaços que o integraram e na história contemporânea de cada país nascido desse mundo; b) encarar as partes e o todo, estimulando a pensar interdisciplinarmente como narrativas nacionais podem sair enriquecidas pela incorporação das narrativas dos “outros” e na sua ligação aos “outros”, que em larga medida o são porque fixados como tal no presente como no passado; c) na abordagem da imprensa periódica publicada no quadro do império colonial português, colaboração nacional e internacional entre investigadores, projectos e instituições representativas visando coordenar o avanço de conhecimento académico com políticas de preservação e divulgação; d) congregar investigadores que trabalhem nesta área de estudos e promover o conhecimento mútuo dos seus trabalhos.

Para mais informações descarregue aqui o Programa detalhadoPrograma Detalhado e/ou o Programa Resumido.

Evento associadoVII Reunião de Pesquisa do Projeto Temático Pensando Goa, 26 e 27.o5.2016  (Evento fechado)

Anúncios
%d bloggers like this: