Natércia Coimbra, Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra

25.05.2017, 11.00-13.00, Biblioteca Nacional de Portugal

Imprensa colonial e anti-colonial nas colecções do Centro de Documentação 25 de Abril da U. de Coimbra: breves notas sobre proveniência, títulos e existências.

As coleções do Centro de Documentação 25 de Abril da U. C. integram  documentos de tipologia muito  variada especialmente importantes para o estudo da história social e política portuguesa do século 20. A coleção de jornais e revistas integra um conjnto de publicaçõs de circulação mais rara e restrita, muitas delas editadas em contexto de exílio e de clandestinidade,  sendo o núcleo relativo à luta anti-colonial um dos mais procurados pelos investigadores e especialistas

Com esta comunicação preetende-se  dar a conhecer de forma sumária  o trabalho de recolha e preservação de jornais e  revistas que tem vindo a ser desenvolvido pelo Centro,  bem como revelar alguns números e dados sobre a situação actual das colecções e sobre o projecto em curso, de comunicação e divulgação de conteúdos em formato digital. Deter-nos-emos com mais detalhe nas informações  sobre o núcleo da publicações relativas à luta anti-colonial, ao exílio e à imprensa clandestina de cariz político-partidário.

Maria Natércia Vieira de Vasconcelos Coimbra, é licenciada em Direito, pela Universidade de Coimbra desde 1978, tendo terminado em 1980, na mesma Universidade, o Curso de Bibliotecário Arquivista da Faculdade de Letras. É desde 1985 coordenadora técnica do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra (Cd25A) sendo resposnável pela gestão das coleções e tem dedicado grande parte da sua vida profissional à recolha e inventariação de arquivos pessoais sobre a história portuguesa recente. Responsável desde 1995 pela edição da página Web do Cd25A, coordena, no CD25A, o Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa (AEDP ) e o Arquivo Digital.

%d bloggers like this: