Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial: perspectivas teóricas e de investigação (22-24 de Maio)

Visa demarcar esta área de estudos, incentivando o encontro multidisciplinar de académicos que se dediquem ao estudo da imprensa periódica colonial ou que a usem como fonte nas suas pesquisas, no âmbito do império português ou de outros impérios contemporâneos.

Este momento do programa compreende duas palestras, proferidas respectivamente por Jeanne Marie Penvenne e Rochelle Pinto.

Apesar de o esforço de divulgação destas chamadas ter assumidamente privilegiado Portugal, os países africanos de expressão portuguesa, Índia, China, Brasil e Timor, o que se reflecte no peso do contributo de académicos destes espaços; visou, igualmente, outros espaços académicos que abrissem caminhos a perspectivas comparatistas, como acabou por resultar, particularmente no que respeita os impérios espanhol, belga e britânico. Reunindo investigadores de 19 países de diversas áreas disciplinares, oferece um conjunto balanceado de abordagens teorizadoras e de estudos de caso. Um total de 111 comunicações distribuídas por 17 painéis, resultantes de chamadas de painéis e de comunicações, bem como da iniciativa da Comissão Organizadora.

Anúncios
%d bloggers like this: